Cidades

Jurujuba, em Niterói, perto de ganhar polo gastronômico

Imagem ilustrativa da imagem Jurujuba, em Niterói, perto de ganhar polo gastronômico
Jurujuba, em Niterói, pode ganhar polo gastronômico. Foto: Vítor Soares

O bairro de Jurujuba, em Niterói, está mais perto de ganhar Polo Gastronômico, Cultural e de Lazer. É que vereadores aprovaram nesta quinta-feira (2), em primeira discussão na Câmara Municipal, o projeto do líder do governo Andrigo (PDT), que tem raízes na região pesqueira.

A intenção é que o 'GastroMar Jurujuba' seja no espaço delimitado pela esquina da Avenida Carlos Ermelindo Marins com a Alameda Marechal Pessoa Leal até a Fortaleza de Santa Cruz, na Estrada General Eurico Gaspar Dutra.

Com isso, empresários e microempreendedores da região já começam estimar economia alavancada, já que o polo tem tudo para ser um chamariz de visitantes, como é o caso do empresário Manuel Landeira.

"Vai trazer mais gente pra cá. Depois do túnel aqui ficou meio abandonado, porque as pessoas vão muito para Piratininga. Então, a princípio acho que será bom"

Manuel Landeira, de 59 anos, empresário local

Emprego e renda

Fortalecer o segmento de gastronomia do estado e atrair público para os empreendimentos participantes, com geração de renda e empregos é a principal visão. Até Festival Internacional de Frutos do Mar é algo planejado.

Ainda pelo projeto, a Prefeitura de Niterói vai atuar no sentido de apoiar a implementação e o desenvolvimento do espaço urbano de diferentes formas: seja por trânsito, intervenções urbanas - quando necessárias e organização de área de lazer, são alguns exemplos.

"Isso é mais um gesto em relação a toda história daquele bairro com gastronomia e restaurantes voltados aos frutos do mar. É apenas um passo mediante a ideias que temos para o futuro no bairro de Jurujuba"

Andrigo, vereador (PDT)

Jurujuba

A circulação de informativo no bairro, seja por panfletos, cartazes, anúncios, mídias sociais, vão se tornar rotina mensal, caso o projeto seja aprovado totalmente na Câmara e ganhe sanção do prefeito Axel Grael (PDT), entusiasta desse movimento, conforme sugere Andrigo.

O objetivo é levar informação à comunidade local acerca de eventos, atividades culturais, esportivas e culturais do Polo de Jurujuba.

Presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Indústria Naval, o vereador Daniel Marques (DEM) contou que o bairro faz parte da rota turística de Niterói.

"Esse Polo pode ser, de fato, o principal atrativo e um dos que mais vai gerar emprego e renda para quem mora em Jurujuba"

A região de Jurujuba é uma das mais antigas e importantes colônias pesqueiras de Niterói e até mesmo do estado do Rio. É na área que fica o Cais dos Pescadores, local que recebe visitantes diariamente para fins de pesca esportiva e amadora ou para a chamada pesca artesanal.

Caso saia do papel haverá oportunidade de desenvolver projetos, festivais e eventos gastronômicos e culturais através da Lei de Incentivo a Cultura. O Festival Internacional de Frutos do Mar, por exemplo, poderá ser instituído e comemorado entre os dias 26 e 30 de todo mês de junho, segundo relatou o parlamentar.

< Pix disponibiliza troco e saque a partir de novembro Teatro Municipal de São Gonçalo tem peça infantil para alunos da cidade <